SAPHETY

Reposicionamento da marca Saphety comercial e criação de duas novas marcas, Magnify e a nova marca corporativa Saphety.

BRAND STRATEGY | NAMING | BRAND IDENTITY
Para nós há algo de muito satisfatório quando trabalhamos com empresas portuguesas com ambição que têm de operar em mercados muito concorrenciais em Portugal e no exterior, muitas vezes contra empresas internacionais e, como é o caso da Saphety, em mercados tecnológicos e inovadores. E quando essas empresas reconhecem a importância do branding. 
O trabalho com a Saphety partiu de um desafio que se prendia com a diferença entre a identidade da empresa e a identidade dos seus produtos comerciais, bem como os desafios colocados pelo crescimento, diversificação e internacionalização. Envolveu todas as fases de um projecto de branding, quer a nível estratégico, com envolvimento total da Saphety em reuniões de trabalho e discussão, quer no plano operacional. 
Como ponto de partida desenvolvemos um conjunto de entrevista em profundidade com colaboradores da Saphety nas quais encontrámos visões muito claras e definidas para os objectivos de negócio, grande especialização e know-how e uma equipa coesa, informal e acessível. Este trabalho exigiu explorar múltiplas hipóteses de estratégia e arquitectura de marcas identificando os seus prós e contras. Todas as hipóteses estavam em aberto, incluindo rebranding total. A solução adoptada é a que responde melhor aos objectivos. Cria uma marca corporativa capitalizando a notoriedade da principal marca comercial. A nova marca corporate serve de plataforma para marcas comerciais, actuais e futuras, que podem operar em mercados distintos, com um eixo comum. E tangibiliza a Saphety enquanto empresa num plano institucional. Todas as marcas se beneficiam mutuamente pela notoriedade e endosso da mesma marca corporate e ganham em credibilidade. É o tipo de solução que podemos encontrar em empresas como o Grupo Volkswagen, a Danone ou a Coca-Cola.

Magnify
O trabalho relacionado com a Magnify envolveu a criação de raiz do nome e da identidade visual para este produto e decorreu no contexto da reflexão estratégica global da Saphety. O mercado em questão é altamente especializado e carecia de uma estratégia própria, autónoma, para conferir credibilidade à já existente competência. O nome e a identidade exploram o conceito de ganhos de valor para todas as partes a partir das potencialidades da factura que de outro modo seria algo neutro, inerte. Esta ideia também remete para o detalhe e para as operações que se podem fazer com o software.
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