FUNDAÇÃO AMÉLIA DE MELLO
150 ANOS DE ALFREDO DA SILVA

Criação do programa de identidade e comunicação das iniciativas no âmbito das comemorações dos 150 anos sobre o nascimento de Alfredo da Silva.

BRAND IDENTITY | GRAPHIC DESIGN | COMUNICAÇÃO
As Comemorações dos 150 anos sobre o nascimento de Alfredo da Silva desdobraram-se num vasto e ambicioso plano de iniciativas que decorreu entre junho de 2020 e junho de 2021.
Estas iniciativas tiveram como objetivo reforçar o conhecimento sobre a vida e legado do empresário, que construiu um grupo que abarcou empresas como a Companhia União Fabril (CUF), a Tabaqueira, o Estaleiro da Rocha Conde de Óbidos (mais tarde Lisnave), o Banco Totta e a Companhia de Seguros Império, bem como mostrar o impacto da sua obra até aos dias de hoje e a sua influência no trabalho que os seus herdeiros continuam a desenvolver para o progresso económico e social de Portugal.
Envolvendo a academia e as escolas, este plano de iniciativas incluiu a realização de treze conferências, um concurso dirigido a jovens estudantes do ensino básico, secundário e profissional, a atribuição de três prémios científicos, o apoio ao desenvolvimento de estudos e obras de investigação, um filme sobre Alfredo da Silva e a emissão de quatro selos comemorativos pelos CTT.
Desta forma, as Comemorações dos 150 anos sobre o nascimento de Alfredo da Silva chegaram à sociedade em geral, e em particular aos mais jovens – os que menos poderão conhecer o seu legado e a sua influência em muitas das empresas e marcas que fazem hoje parte do seu quotidiano – e à comunidade académica e científica, que desenvolveu trabalhos de investigação nas várias áreas de atividade das empresas que constituíram o antigo Grupo CUF, revelando a sua importância no passado, no presente e olhando para os desafios futuros que temos pela frente.
O logo desenvolvido para este conjunto de iniciativas teve como referência o logo da Companhia União Fabril (CUF). A forma da roda dentada e a tipografia muito condensada, de carácter industrial, são marcantes na estética adoptada. O destaque do logo vai para a imagem de Alfredo da Silva, aplicada com uma textura de gravura em metal.
Os elementos do logo podem ser configurados de diferentes formas de maneira a flexibilizar a sua aplicação em suportes com diferentes configurações.
A paleta de cores utiliza os azuis como cores principais e conta com um conjunto de cores secundárias, necessárias à segmentação das diferentes iniciativas.
Além da criação do programa de identidade, a Brand Practice deu o suporte necessário para o desenvolvimento das peças de comunicação das conferências, do concurso escolas, dos prémios científicos e desenvolveu a grelha de paginação e as capas de mais de uma dezena de obras de investigação.
CONFERÊNCIAS
CONCURSO ESCOLAS
PRÉMIOS DE INVESTIGAÇÃO
OBRAS DE INVESTIGAÇÃO
Entre em contacto connosco:

Outros trabalhos

Back to Top