NOVOBANCO

Nova identidade do novobanco criada a partir da voz dos colaboradores.

BRAND STRATEGY | BRAND ARCHITECTURE | BRAND IDENTITY | GRAPHIC DESIGN
A Brand Practice foi desafiada a apresentar uma metodologia de criação de marca focada num processo colaborativo, envolvendo de forma direta os colaboradores do novobanco.
Pretendia-se sublinhar o trabalho de recuperação que o banco tem feito nos últimos anos, fruto da colaboração e empenho de todos para o bem comum.
A VOZ
Analisadas diferentes soluções para um processo colaborativo, a utilização da voz destacou-se pelo seu simbolismo e por ser aquela que permitia, de forma simples, a participação de todos.
Além do carácter único da voz de cada um, esta solução reforça a ideia de que cada colaborador tem uma palavra a dizer no processo de mudança e no futuro do banco.
VOX APP
A captação das vozes foi feita através de uma APP especificamente desenvolvida para o efeito, a VOX APP.
A APP apresentava uma sequência simples e linear de passos e questões. Na resposta a estas questões geravam-se ondas, em tempo real no ecrã, modeladas pelas palavras e pelo tom de cada pessoa.
A estética destas ondas foi previamente definida para que as formas, cores e transparências que cada um via quando utilizava a APP apresentassem um sentido de família e consistência gráfica com o que seria implementado na identidade.
Como resultado, obteve-se um conjunto muito vasto de ondas que foram utilizadas na implementação da nova identidade, conferindo-lhe um carácter orgânico e diversificado.
NOME
No logo, o nome “NOVO BANCO” passa agora a “novobanco”, uma palavra única, um substantivo que marca o sentido de união e de evolução, orgulhando-se do esforço de recuperação que a organização fez nos últimos anos. A composição em minúsculas valoriza a proximidade e a relação que se estabelece com todas as audiências.
IDENTIDADE VISUAL
Partindo da ideia da voz, desenvolveu-se uma base estética cobrindo as diferentes vertentes da identidade visual.
As ondas são o ponto central da identidade visual, apresentando caraterísticas visuais que vão muito além de um tradicional símbolo. Cada expressão é composta por duas ondas que se relacionam e interagem. A onda verde simboliza a instituição e a onda colorida as pessoas.
A sua implementação é feita sempre de uma extremidade do layout à extremidade oposta, conferindo um sentido de evolução e melhoramento contínuo. As ondas integram-se nos elementos das imagens, fotografias ou tipografia, fazendo parte da narrativa.
COR
Preservou-se o verde embora com uma evolução na tonalidade. A cor amadureceu, preservando o carácter único e distinto, importante como elemento de identificação imediata de uma marca que conta com uma forte presença de rua.
Além do Verde Principal, a paleta conta com um conjunto de cores complementares e secundárias, fundamentais para a comunicação dos diferentes segmentos e para a flexibilização da comunicação em meios digitais e impressos.
TIPOGRAFIA
A tipografia tem um papel fundamental na identidade, tanto pela personalidade que lhe confere, como na estruturação da arquitetura de marca.
De forma a criar uma expressão única, plenamente ajustada aos objetivos, foi desenvolvida uma nova tipografia pela DSType Foundry.
Conta com uma variante base, destinada à criação de logotipos, e uma variante Text, destinada à comunicação.
A família tipográfica foi desenvolvida em Light, Book, Medium e Bold, com os correspondentes Itálicos. Estas quatro espessuras são suficientes para cobrir as principais necessidades conferindo uma grande versatilidade em meios digitais e impressos.
A tipografia apresenta um cuidado especial com algumas funcionalidades importantes para a marca de um banco como o Tubular Lining, Ligatures, etc.
O desenho da tipografia carateriza-se pela utilização de linhas curvas nos vértices, travessas e hastes diagonais, conferindo uma estética harmoniosa com as ondas.
IDENTIDADE SONORA
O projeto contou com a participação do Moullinex na criação da identidade sonora. A sua participação foi de extrema importância uma vez que desenvolveu uma composição musical original, alinhada com o conceito e valores da marca, adaptando-a às diferentes necessidades de comunicação da marca.
ARQUITETURA DE MARCA
A identidade foi desenvolvida de forma a permitir um ajuste da comunicação a cada um dos quatro principais segmentos — particulares, affluent, negócios e empresas — bem como à comunicação institucional da marca.
Ao nível dos produtos, procurou-se simplificar e abandonar a criação de marcas específicas para esse efeito, adoptando-se designações descritivas e em português.
As marcas dos canais também foram abandonadas, procurando-se proporcionar uma experiência una de banca. O conceito omnicanal foi implementado através de uma simplificação e adopção uniforme da marca novobanco.
APLICAÇÕES DA MARCA
Além da criação da identidade, a Brand Practice foi responsável pela criação de múltiplas aplicações e peças de comunicação necessárias à implementação da nova marca.
Este projeto foi desenvolvido em parceria com a agência de publicidade BBDO Portugal.
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